Pratos para saborear e aprender sobre a cultura dos países

Pratos para saborear e aprender sobre a cultura dos países

12 julho, 2018 | Nenhum comentário
Categoria: Culinária

A forma como as pessoas se alimentam ao redor do mundo dá pistas para entendermos o clima, a cultura dos países e diversos outros aspectos de uma determinada sociedade.

Quando se fala em pizza, imediatamente associa-se o prato à Itália. De fato, foram os italianos que criaram o petisco como o conhecemos hoje. O que pouca gente sabe é que, 300 anos antes de Cristo, o povo fenício já tinha o costume de colocar coberturas de carne e cebola por cima do pão sírio, que tem a forma de um disco. Os turcos também admiravam a iguaria, mas com o acréscimo de carne de carneiro e iogurte fresco. Essa breve história de origem da pizza nos faz perceber que a culinária é mesmo uma rica fonte para se conhecer a história e os costumes de um povo.

Pensando nisso, relacionamos abaixo algumas comidas típicas de várias partes do mundo para você aguçar a curiosidade dos pequenos sobre a cultura dos países. Para os mais inspirados, vale a pena ir para a cozinha com as crianças e preparar os pratos, aproveitando o período de férias escolares, mas é possível também encontrar essas delícias no Brasil. Bom apetite!

Bolo de rolo

Este talvez seja o doce mais emblemático do Pernambuco, tanto é que foi considerado patrimônio cultural e imaterial do estado. A receita foi inspirada em um bolo português conhecido como colchão de noiva, que era recheado com amêndoas.

No Brasil, por causa da dificuldade de encontrar esse ingrediente, a substituição é feita com doce de goiaba envolto em finas camadas de pão-de-ló.

Floresta Negra

Tem origem na Alemanha e na Suíça. O nome original do doce em alemão, Schwarzwälder Kirschtorte, já ajuda a entender a sua composição. Isso porque seu ingrediente principal é o licor de cerejas (kirsch) vindo de uma cordilheira situada no sudoeste da Alemanha conhecida como Floresta Negra (Schwarzwald).

Floresta Negra

Empanadas

O salgado é originário da Argentina, onde é, na maioria das vezes, recheado com queijo, cebola caramelizada e carne. Os chilenos também fazem boas empanadas, mas adaptam a receita para incluir frutos do mar.

Macaron

Na França, costuma-se dizer que a habilidade de um confeiteiro pode ser medida pela sua destreza em preparar macarons. Trata-se de um casadinho de suspiro recheado com doce de leite, creme, geleias ou até merengue de amêndoas ou nozes.

Macaron

Cuca

Introduzida no Brasil por imigrantes alemães, a Cuca é bastante apreciada no estado de Santa Catarina. A base da sobremesa é uma massa de pão, acompanhada por uma camada de frutas e cobertura de farofa doce.

Pastel de Belém

O delicioso pastel de nata com massa crocante foi criado em Portugal. Assim como diversos outros pratos doces da culinária do país, sua origem é comumente associada ao Mosteiro dos Jerónimos, que foi construído no século XVI.

Agora que você conhece um pouco da origem de alguns pratos famosos, que tal contar para o seu filho? A culinária, muitas vezes, é um ótimo momento de aprendizagem sobre a cultura dos países.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixei seu comentário!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *