Pequenos Mochileiros | A importância da leitura na infância

A importância da leitura na infância

A importância da leitura na infância

14 junho, 2018 | Nenhum comentário

A leitura é uma atividade muito importante para a formação cultural. Da infância até a adolescência, ela é ainda mais enriquecedora, porque é nessa fase da vida que as crianças estão desenvolvendo as habilidades de linguagem e o relacionamento com o mundo ao redor.

Incentivar o hábito da leitura é oferecer à criança uma das ferramentas mais poderosas de aprendizado e desenvolvimento. Neste post, destacamos quatro benefícios que os pequenos podem ter com os livros e a importância de incentivar esse hábito desde cedo.

1 – Criatividade

Um dos mais conhecidos benefícios da leitura é a criatividade. Os livros permitem as crianças viajarem a outros lugares, conhecerem pessoas novas e se tornarem os verdadeiros protagonistas das histórias. Tudo isso por meio da imaginação e da fantasia.

Uma criança que se apaixona pela leitura cedo, se torna também um bom contador de histórias, e isso impacta profundamente a sua capacidade de compreender as coisas e de se comunicar. Além disso, os livros carregam muito conhecimento do mundo e aumentará sua bagagem cultural.

2 – Capacidade de concentração

Com a companhia dos videogames, das redes sociais e aplicativos que as crianças começam a usar cada vez mais cedo, tem crescido o número de adultos com dificuldades de concentração. O mito de que nosso cérebro consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo já foi derrubado e focar em uma única atividade sem se distrair se tornou uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho.

A leitura pode ser uma preparação para esses momentos, um exercício para que a criança aprenda a ficar sozinha e concentrada. Mas lembre-se que ele só funciona se for ensinado de forma natural e prazeirosa, e não como uma obrigação. A criança deve ver a leitura como uma possibilidade de se divertir.

3 – Familiaridade com os livros

Uma criança que cresça sem conhecer o prazer da leitura, provavelmente terá seu maior contato com os livros na escola. Logo, essa criança verá o hábito de ler como um exercício puramente escolar, voltado para o aprendizado.

Ler para o seu filho e incentivá-lo a ler é mostrar que livros podem sim ser uma atividade divertida, seja na escola, para aprender ciências ou história por exemplo, ou em casa, para se divertir com algum conto ou biografia de alguma pessoa ilustre.

4 – Empatia

Ler uma história é um constante exercício de se colocar no lugar do outro. Quem lê, está sempre conhecendo sentimentos, frustrações, conquistas, emoções e pontos de vista de outras pessoas. Isso faz com que a criança trabalhe a empatia com o próximo e seja mais tolerante no convívio. Estar no lugar do outro e conhecer suas perspectivas também é uma forma de conhecer a si mesmo.

Viu como a leitura pode ser uma ferramenta com muitas possibilidades de desenvolvimento para as crianças? Confira também cinco outras formas para explorar o mundo com seus filhos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *