A fascinante fauna australiana: conheça 5 animais curiosos

A fascinante fauna australiana: conheça 5 animais curiosos

14 agosto, 2018 | Nenhum comentário

A fauna australiana está entre as mais fascinantes do planeta. Por ser um país muito grande (o sexto maior do mundo) e com uma grande diversidade de ecossistemas, há uma variedade enorme de animais por lá.

A maioria das espécies é endêmica, ou seja, só pode ser encontrada lá. Isso ocorre por causa de questões geográficas, geológicas e climáticas que envolvem o continente oceânico.

Muitos desses animais da fauna australiana têm curiosidades bem legais. Separamos algumas para compartilhar com você. Veja abaixo!

1 – Canguru

Quando se fala em Austrália é impossível não se lembrar dessa simpática figura saltitante. Mas, apesar de bonitinhos, são extremamente perigosos, por causa de sua grande força física.

Pouca gente sabe que os cangurus têm pouca habilidade de andar para trás e que podem pular a uma altura de três vezes a sua própria altura. Outra curiosidade é que eles são canhotos. Assim como os humanos, eles possuem uma mão dominante.

2 – Ornitorrinco

Esse curioso animal tem corpo de roedor e bico de pato. Apesar de serem mamíferos, botam ovos e não possuem mamilos. O leite é secretado por glândulas e lambido pelos filhotes.

Totalmente carnívoros, eles se alimentam de pequenos animais. Como são cegos, quando vão caçar usam um hábil sistema que capta vibrações elétricas dos movimentos das presas. Suas garras possuem uma toxina que também é útil na hora de procurar o jantar.

3 – Diabo-da-tasmânia

Muita gente vai se lembrar do Taz, o personagem de desenho animado inspirado nesse exótico marsupial que vive na Tasmânia, ilha pertencente à Austrália. Eles são extremamente agressivos e bons caçadores. Sua boca pode ser aberta até um ângulo de 120 graus.

4 – Coala

São os campeões em fofura. Geralmente são chamados de ursos coalas, mas na verdade não possuem nenhuma relação com a espécie. Eles são mamíferos marsupiais, assim como o canguru, o gambá e o diabo-da-tasmânia.

Os coalas vivem em árvores e são capazes de comer mais de um quilo de folhas de eucalipto por dia. Esses animais nascem muito pequenos e também cegos, sem orelha e pelos. Por isso, para se protegerem, depois do nascimento ficam por cerca de seis meses na bolsa da mãe. Em seguida eles são transferidos para as costas ou barriga até completarem um ano de idade.

Coala

5 – Equidna – ouriço

Assim como o ornitorrinco, esse mamífero também bota ovo. Ele tem o corpo recoberto por espinhos, que chegam a medir 6 cm de comprimento. O animal tem um focinho cilindro-cônico, em forma de bico de pássaro e quase tão longo quanto o resto da cabeça.

Seu corpo cheio de espinhos espanta qualquer tipo de predador. Por isso tem vida longa; chega aos 50 anos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a curiosa fauna australiana, que tal compartilhar com seus filhos? A Austrália é um país encantador e tem muita coisa legal por lá.

Para você saber mais e levar seu filho para uma viagem sem sair de casa, assine o Pequenos Mochileiros. A coleção conta com um volume especial sobre o país. Clique aqui para saber mais!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *