Pequenos Mochileiros | Saiba mais sobre o Dia das Crianças pelo mundo

Saiba mais sobre o Dia das Crianças pelo mundo

Saiba mais sobre o Dia das Crianças pelo mundo

5 outubro, 2018 | Nenhum comentário

O Dia das Crianças está chegando e, com ele, muitos presentes e diversão. Mas aqui, no Pequenos Mochileiros, a gente aproveita essa época para contar algumas curiosidades sobre a data.

Você sabia, por exemplo, que o Dia das Crianças existe no Brasil desde a década de 20? Mas foi só a partir dos anos 60 que a data passou a ser marcada pela distribuição de presentes, assim como o Natal. Isso ocorreu porque fabricantes de brinquedos enxergaram ali uma oportunidade de turbinar as vendas.

Outra curiosidade legal é que a maioria dos países não comemora no dia 12 de outubro como os brasileiros. Em muitos, o Dia das Crianças é celebrado em 20 de novembro, data do ano de 1959 em que foi aprovada a Declaração dos Direitos das Crianças.

Veja abaixo mais curiosidades sobre o Dia das Crianças ao redor do mundo!

Japão

No país do sol nascente, a comemoração é feita em dias diferentes para meninos e meninas. No caso dos garotos, é em 5 de maio. O costume por lá é que as crianças coloquem capacetes tradicionais de guerra. Os japoneses acreditam que isso ajuda as crianças a crescerem fortes e com saúde.

Já as meninas comemoram o Dia das Crianças em 3 de maio, quando são realizadas festas com o nome de “Hina Matsuri”. Nesse dia, a família toda organiza exposições de bonecas que representam a antiga corte imperial japonesa.

Turquia

É comemorado em 23 de abril, junto com o Dia da Soberania Nacional. Na data o país sedia um grande festival, em que estudantes saem às ruas marchando e realizando apresentações artísticas.

Mas o mais legal é que as crianças vão à cidade de Ancara, capital do país, e assumem o posto de integrantes da Grande Assembleia Nacional. A data também é uma oportunidade para discussões sobre políticas públicas para a infância e adolescência.

Índia

O Dia das Crianças é em 14 de novembro, que coincide com o nascimento do primeiro-ministro Pandit Jawaharlal Nehru. Ele era conhecido por ter adoração por crianças e, por isso, a data é tradicionalmente comemorada nesse dia.

Noruega

Em 17 de maio, que também é um feriado nacional. As crianças participam de desfiles pelas ruas carregando bandeiras do país.

África Central

A data é comemorada em 25 de dezembro, o mesmo dia do Natal cristão. Dessa forma, o país busca fazer uma celebração em homenagem a todas as crianças do mundo. Bonito, né?

E na sua família? Como vocês comemoram essa data tão especial? Compartilhe com a gente nos comentários!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *