Desvende os segredos da cultura italiana

Desvende os segredos da cultura italiana

28 junho, 2018 | Nenhum comentário

A Itália é um verdadeiro caldeirão cultural encravado na região centro-sul da Europa. A cultura italiana, os costumes e os símbolos são um prato cheio para despertar o espírito aventureiro das crianças. Por si só, o formato de bota do país já é um chamariz para a curiosidade infantil.

Isso sem contar que a cultura italiana, desde o final do século XIX, influencia a cultura brasileira. Nessa época começaram a chegar ao Brasil grandes levas de imigrantes italianos, principalmente nas regiões sul e sudeste.

A presença deles por aqui influenciou as práticas religiosas, a culinária, a forma de se fazer agricultura e até o sotaque dos brasileiros em São Paulo, em diversas regiões do sul do Brasil e no interior do Espírito Santo.

Veja abaixo os principais aspectos da cultura italiana!

A culinária

É difícil pensar na Itália e não se lembrar das deliciosas comidas típicas do país, que foram influenciadas por diversos povos, como os gregos, árabes, espanhóis, franceses e austríacos. Na região sul do país predominam os temperos fortes, com queijos, legumes, alcachofras, carnes de caça, polenta etc. Na porção costeira, sabores mais suaves, ervas aromáticas e frutos do mar dão o tom da culinária local.

A região central da Itália tem a culinária mais emblemática do país, com suas massas frescas e molhos de tomate. Ao Norte, o visitante encontra uma grande variedade de molhos, salames, linguiças, presunto, queijos, vinho e a famosa trufa branca de Piemonte.

Um mergulho nas principais cidades

A Itália possui diversas cidades famosas em todo o mundo. A capital Roma guarda grandes atrações turísticas como o Coliseu, o Palatino e o Fórum Romano, a Piazza Venezia, o Panteão, a Fontana di Trevi, os Museus do Vaticano, entre muitas outras atrações imperdíveis. Outras cidades encantadoras como Florença, que foi o berço do Renascimento, Milão e Veneza certamente merecem uma visita.

Venice, Italy

A moda

A Itália é um dos maiores centros produtores de moda do mundo, com destaque para a cidade de Milão, que sedia badaladas semanas de moda e grifes conhecidas mundialmente. Giorgio Armani, Versace, Gucci, Valentino são os nomes mais emblemáticos da moda do país.

Arte e arquitetura

Em toda a sua história milenar, a Itália produziu obras de valor incalculável, tanto na arte como na arquitetura. Entre os anos de 1300 e 1650, o país foi palco do movimento renascentista, quando os artistas, antes submetidos aos dogmas católicos, voltaram sua produção para a busca do entendimento sobre a humanidade, a natureza e o mundo.

O legado desse período foi uma vasta produção artística. Entre as pérolas do período estão a famosa Monalisa, de Leonardo Da Vinci, O Nascimento de Vênus, de Sandro Boticelli, A Assunção da Virgem, de Ticiano, a Madona Sistina, de Rafael, e O Juízo Final, de Michelangelo.

Espero que vocês tenham curtido nosso post sobre a Itália. Siga o Pequenos Mochileiros no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das nossas novidades!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *