Curiosidades sobre as bandeiras dos países

Curiosidades sobre as bandeiras dos países

23 agosto, 2018 | Nenhum comentário

Você já parou para pensar a quantidade de bandeiras de países que existem no mundo? São muitas cores, formas, símbolos e detalhes que representam cada nação e sua história.

Em geral, elas possuem um padrão simples, mas com informações importantes do contexto histórico e cultural do país. Neste post, você vai aprender um pouco mais sobre as bandeiras, suas histórias, significados e outras curiosidades.

China

A bandeira da China tem o fundo vermelho e cinco estrelas amarelas no canto esquerdo, sendo uma grande e quatro pequenas. O vermelho representa a revolução comunista e é a cor tradicional do povo chinês. Já a cor amarela representa o solo do país iluminado pelo sol, para destacar a produtividade chinesa.

A estrela maior representa o comunismo e as quatro menores representam o povo chinês. As cinco estrelas juntas simbolizam a união do povo chinês com a liderança do Partido Comunista. O número cinco é de grande importância para essa centralização na cultura chinesa.

bandeira china

Estados Unidos

Desde já é importante destacar que a bandeira Americana é a primeira e única hasteada na lua. Ela é composta por sete faixas horizontais vermelhas e seis na cor branca, que representam as 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos.

No canto esquerdo há um retângulo azul com 50 estrelas brancas, para simbolizar todos os estados do país. A cor vermelha representa valor e resistência; o branco a pureza; e o azul simboliza justiça e perseverança.

A bandeira dos Estados Unidos já foi alterada 26 vezes, sendo que a última ocorreu quando o Havaí passou a fazer parte do país, em 1960.

bandeira eua

França

A bandeira francesa possui três faixas verticais nas cores azul, branca e vermelha, e simboliza o famoso lema da Revolução Francesa: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Também são encontrados outros significados para as suas cores. Um dos exemplos é que o azul representa o poder legislativo; a cor branca o executivo; e a vermelha simboliza o povo francês.

Atualmente a bandeira francesa deve estar em todos os edifícios públicos. Nos discursos do presidente, ela deve estar sempre atrás dele.

bandeira franca

Rússia

A bandeira russa possui três listras horizontais nas cores branco, azul e vermelha e foi baseada na dos Paises Baixos (Holanda). Por 74 anos, período em que o país pertenceu à URSS, o símbolo e cores usados eram outros. Entretanto, em 1991, a atual bandeira foi recuperada.

O branco simboliza a pureza e a fé cristã; o azul representa a verdade e a Mãe de Deus (Maria); e o vermelho a força.

Bandeira da Russia

 

Argentina

Duas faixas horizontais azuis-celestes, uma branca no meio e o símbolo Sol de Mayo no centro. Esta é bandeira da Argentina, nosso vizinho sul-americano.

O azul-celeste representa o céu; o branco as nuvens e o sentimento de paz e pureza; e o amarelo ouro e o marrom (do símbolo) representam o sol. Há também quem diga que as cores representam a devoção do povo à imagem da Virgem Maria.

O Sol de Mayo possui 32 raios: 16 retos e 16 ondulados. Eles ficam em torno de um sol com o rosto humano. Segundo historiadores, representa o Deus do Sol da mitologia Inca.

bandeira argentina

Agora que você sabe os significados das cores e símbolos dessas bandeiras, que tal aprender muito mais sobre esses países? Embarque seu filho na viagem do Pequenos Mochileiros com Anna Clara e Lucas. Clique aqui e conheça os nossos planos de assinatura para sua criança viajar sem sair de casa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *