Cozinhar com as crianças: diversão garantida

Cozinhar com as crianças: diversão garantida

19 julho, 2018 | 1 comentário
Categoria: Culinária

Cozinhar com as crianças pode ser muito divertido, além de trazer aprendizado e desafios. Se você tem habilidade com panelas, ingredientes e fogão, levar os pequenos para ajudar é um ótimo programa para as férias escolares. Mas lembre-se do mais importante: a segurança de todos é de sua responsabilidade.

Isso sem contar que você pode aproveitar o momento na cozinha e levar conhecimento para os pequenos. Que tal destacar curiosidades sobre a origem dos ingredientes e do prato ou a história de uma receita tradicional na família?

Neste artigo, vamos trazer algumas receitas fáceis de preparar. Continue a leitura e aprenda como cozinhar com as crianças!

Mão na massa

O primeiro passo é escolher a receita certa de acordo com a idade do seu filho. Os maiores podem, por exemplo, ajudar a decorar um cup cake enquanto os menores podem ajudar a medir e misturar as coisas. O importante é todos participarem.

Confira abaixo 3 receitas simples para você cozinhar com as crianças!

1 – Pizza de pão árabe de frigideira

Apesar de ser um prato típico da Itália, acredita-se que a massa de pizza surgiu com os egípcios e somente depois de muitos anos ganhou o toque especial dos italianos. Já o pão árabe, também conhecido como pão sírio, é um dos pães mais antigos do mundo e é muito tradicional no Oriente Médio.

Que tal fazer uma pizza de pão árabe de frigideira? As crianças devem ajudar a montar as pizzas, que podem ser feitas de sabores variados. Veja uma receita!

Ingredientes

– 1 pão árabe pequeno
– 3 colheres (sopa) de molho de tomate
– 2 fatias de muçarela
– 1/2 tomate em rodelas
– 1 pitada de orégano
– sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o pão em uma frigideira. Em cima do pão, coloque o molho de tomate, a muçarela, os tomates, o orégano e o sal. Ligue o fogo, tampe a frigideira e espere o queijo derreter. Pronto, agora é só saborear essa delícia!

2 – Brigadeiro

Um bom brigadeiro sempre tem o seu lugar. Um dos doces mais famosos do mundo surgiu na década de 1940 aqui no Brasil. Ele começou a ser comercializado para arrecadar fundos para a campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes.

Aprenda a fazer um brigadeiro sem usar o fogão!

Ingredientes

– 2 colheres cheias de chocolate em pó
– 1/2 lata de leite condensado
– granulado preto/colorido

Modo de preparo

Misture bem o leite condensado com o chocolate em pó e coloque no copo. Coloque na geladeira por 30 minutos. Em seguida, retire do copo e enrole como uma bolinha. Depois coloque o granulado.

3 – Sacolé, chup-chup ou geladinho

Em Minas Gerais é chup-chup. Em São Paulo é sacolé. Na Bahia é geladinho. Esta iguaria, que conquistou os brasileiros, teve origem nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente salgado, o sacolé era usado como fonte de energia para os marinheiros norte-americanos.

É muito simples de fazer e as crianças adoram. Confira a receita do chup-chup de chocolate!

Ingredientes

– 2 xícaras e 1/2 (chá) de leite
– 1/2 lata de leite condensado
– 5 colheres de achocolatado em pó
– saquinhos de chup-chup

Modo de preparo

Bata o leite, o leite condensado e o achocolatado em pó no liquidificador por 1 minuto. Em seguida, encha os saquinhos e leve ao congelador. Espere gelar e está pronto.

Agora que você já sabe como cozinhar com as crianças, aproveite e também ensine como manter a organização da cozinha após o preparo das receitas. Boa diversão!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.



Uma resposta para “Cozinhar com as crianças: diversão garantida”

  1. […] a seção Pequeno Mochileiro Gourmet traz sempre uma receita de um prato típico do país. Assim, com a ajuda dos pais, as crianças podem ir para a cozinha e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *