Pequenos Mochileiros | 5 brincadeiras de criança para estimular o aprendizado dos pequenos

5 brincadeiras de criança para estimular o aprendizado dos pequenos

5 brincadeiras de criança para estimular o aprendizado dos pequenos

5 julho, 2018 | 1 comentário
Categoria: Educação

O ato de brincar é extremamente importante em todas as fases da vida de uma criança. É por meio das brincadeiras de criança que os pequenos podem aprimorar o processo de aprendizagem, desenvolver o senso de autonomia e criatividade. Além disso, a hora da diversão ajuda a criança a construir laços de confiança com o mundo. Assim, já vão aprendendo desde cedo a enfrentar desafios e aprofundar as relações sociais.

A cultura das brincadeiras de criança é transmitida de geração em geração, tanto que é quase impossível dizer, por exemplo, quem criou os jogos de esconde-esconde, rouba bandeira, passa anel, entre tantas outras. Esses jogos simplesmente existem e podem ser bem divertidos.

Veja abaixo 5 brincadeiras de criança para entreter e educar os pequenos.

1 – Mímica

Essa brincadeira pode ser feita com crianças a partir dos 5 anos e precisa de no mínimo 4 participantes. Para começar, divida as crianças em dois times. Um participante deve se dirigir ao grupo adversário, que irá falar alguma palavra bem discretamente.

A criança, então, deve fazer gestos relativos a essa palavra para o seu time descobrir. O time que obtiver mais acertos é o vencedor.

2 – Quem sou eu?

Esse jogo precisa de no mínimo 3 participantes com idade a partir de 6 anos. Os pequenos devem sentar em formato de circulo. Cada um escolhe o nome de uma pessoa famosa ou personagem de filme ou desenho.

Esse nome deve ser escrito em um papelzinho e colado na testa do participante que está à direita, sem que ele veja o que está escrito. Depois disso, cada criança faz perguntas para os outros jogadores para tentar descobrir o mistério.

Exemplos de perguntas: “eu sou um homem?”, “eu moro no Brasil?” e assim por diante. Os outros jogadores só podem responder “sim” ou “não”. Com base nessas respostas, a criança pode ir dando seus palpites. Ganha quem acertar em menos tempo.

3 – O objeto oculto

Ideal para crianças de 8 a 10 anos. De 4 a 12 crianças podem jogar. Funciona assim: um dos participantes escolhe um objeto que está à vista no ambiente e diz a sua cor e vai dando outras dicas. O primeiro que achar o objeto oculto é o vencedor da rodada e poderá escolher o próximo objeto.

4 – Dicionário

Indicado para crianças de 8 a 12 anos. Reúna de 4 a 12 participantes e pegue um dicionário. Escolha uma palavra aleatoriamente e leia em voz alta o seu significado. O primeiro que acertar o verbete marca um ponto. Ganha quem marcar 10 pontos primeiro.

5 – Stop

Dessa brincadeira os pais vão se lembrar. Cada participante pega uma folha de papel e a divide em 5 colunas, com os títulos: nome, cidade, país, animal e vegetal. A cada rodada, alguém escolhe uma letra do alfabeto. Quem preencher primeiro todos os campos, com uma palavra para cada coluna, começando com a letra determinada, deve dizer Stop e todos os outros param de escrever.

A cada resposta igual, os participantes levam 5 pontos. Se forem diferentes, 10 pontos. E se os outros não tiverem colocado nada, 15 pontos. A brincadeira é indicada para crianças de 8 a 12 anos.

Agora é com vocês! Boa diversão!!

Siga o Pequenos Mochileiros no Facebook de no Instagram e fique por dentro das nossas novidades!



Uma resposta para “5 brincadeiras de criança para estimular o aprendizado dos pequenos”

  1. Isadora disse:

    Muito legal as brincadeiras.
    Gostei bastante do post.

    No link abaixo você poderá ver varias brincadeiras bem legais também:
    https://decorarecrescer.com.br/brincadeiras-para-criancas-de-2-a-5-anos/

    Vale a pena conferir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *