A importância da Educação Multicultural

A importância da Educação Multicultural

8 março, 2019 | Nenhum comentário
Categoria: Sem categoria

A Educação multicultural é um conjunto de estratégias para ajudar na compreensão da diversidade de culturas e estilos de vida. Visando ampliar sua assimilação e aumentar a tolerância à diversidade

A idéia do multiculturalismo se originou nos Estados Unidos no século XIX como objetivo de combater discriminações à raças, gêneros, religiões, usando o aprendizado da importância de cada cultura como ferramenta para evitar conflitos sociais.

Uma pessoa sem pré-conceitos transforma a dinâmica social, pois ela está aberta para construir fora de parâmetros, ela valoriza as diferenças e quebra preconceitos de maneira a auxiliar na formação de futuras gerações livres, que demonstrem valores, respeitos e apreciações ao novo.

Uma educação multicultural contribui para formação de jovens que saibam conviver e respeitar a pluralidade cultural. Abaixo separamos algumas atividades para auxiliar na educação multicultural de crianças,

1.Escola ao redor do mundo

Crianças tem interesse em aprender sobre o que crianças da sua idade fazem, que tal mostrar livros, fotos, vídeos de crianças em outras culturas na escola. Levante a questão, o que eles fazem? O que comem de merenda?

2. Um Jantar Cultural

Já diziam que a cozinha é a alma de toda casa, porque não separar alguns pratos de diferentes culturas e colocar as crianças com a mão na massa? Eles adoraram a diversão e ainda aprenderão sobre a diversidade alimentar do mundo!
PS: O Pequeno Mochileiro Gourmet pode te ajudar!.

3.Cumprimentos pelo mundo

Que tal acordar cada dia com um olá em um idioma diferente? Um importante passo da educação multicultural é entender que nem todo mundo fala a mesma língua e que existem várias formas de se comunicar. O idioma na verdade é uma ponte e não uma barreira!

Alguns exemplos de “oi” abaixo:

Chinês – Ni Hao
Alemão – Hallo
Indiano – Namaste
Inglês – Hello
Russo – Privyét

4. Celebrações ao redor do Mundo

Crianças amam festa!!! Ensinar sobre festivais e diferentes celebrações religiões é uma excelente forma de mostrar a diversidade! O Dia dos Mortos mexicano, o Festival de Lanternas chinês, Dia de Ação de Graças americano, Diwali indiano entre outros são momentos super importantes na tradição desses países. Porque não fazer seu pequeno festival em casa?

Uma celebração cultural demostra muito sobre os valores e as tradições de outras culturas!

5.Assinar o Pequenos Mochileiros

No nosso clube de assinatura as crianças poderão embarcar em uma viagem lúdica por diversos países e culturas com nossos personagens. Terão a possibilidade de “vivenciar” a diversidade cultural e ampliarão seus horizontes com cada pedacinho dela!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *