9 dicas para estimular seu filho a ler

9 dicas para estimular seu filho a ler

6 fevereiro, 2019 | Nenhum comentário
Categoria: Sem categoria

Como pais, entendemos a importância da leitura na educação dos nossos filhos. Mas nesses dias de fácil acesso à computador, jogos, televisão, muitas vezes temos dificuldade em como fazê-los parar, se concentrar e ler.

Abaixo listamos algumas preciosas dicas que podem te ajudar a criar amantes da literatura!

1- Seja um modelo


É o exemplo, não adianta ser o famoso ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, as crianças se espelham nos pais. Faça com que seu filho o veja lendo, conte para ele sobre o livro, sobre a história, porque dessa maneira ele vai aos poucos perceber que ler te trás prazer, dessa maneira livros poderão trazer prazer a ele também.

2- Cantinho da leitura

Um cantinho calmo, acalentador e cheiro de livros é um recanto. Crianças amam fortes, então uma poltrona com uma cobertinha cercada de livros é suficiente. O importante é trabalhar com o seu filho que aquele é um cantinho para ler, cercado de livros e que trás um momento de paz. Até dar um tema para o cantinho é bem vindo, o importante é o benefício que ele trás.

3- Traga livros para a vida da criança.

Levar os livros para a vida real, estão lendo os três porquinhos? Que tal levá-los para ver os porquinhos? Estão lendo sobre o espaço, que tal deitar no chão para falar sobre as estrelas? O importante é a interação!

4- Tenha livros disponíveis

No carro, nos quartos, na sala, tenha sempre um livrinho disponível e ao alcance da criança. Deixe-o manusear o livro, levar para os amigos, até um livro a prova d’agua vale na brincadeira.

5- Faça de suas visitas à livrarias e bibliotecas uma aventura

Procure saber das atividades que elas oferecem, contadores de história fazem da leitura uma mágica. Deixe com que vejam os livros, estão com interesse por dinossauros? Porque não levá-los para ver um livro super legal sobre o Tiranossauro Rex?!

6- Comece um clube

Duas pessoas são suficientes para começar um clube do livro, pode ser um irmão, ou um amiguinho que a mãe quer ver lendo também. Basta escolher o título em comum e marcar um dia para falarem sobre o livro, tenha certeza que irão amar a sintonia que um livro trás.

7- Faça perguntas

Tenha certeza que a criança está compreendendo o que está lendo, se intere sobre a história. Ser um leitor não é ver as letras, mas entender o significado delas!

8- Privilégios

Compre um abajour super divertido, deixe a criança ficar acordada “após a hora de dormir”. Isso vai mostrar que a leitura trás privilégios e os fará sentir como “gente grandes”.

9- Dê livros de presente

Quando te perguntarem sugestão de presente para a criança, sugira livros. Tem um presente para dar, os leve para escolher o livro. Isso os mostrará que a leitura conecta!

Depois que tiver criado amantes pela leitura, você irá só se beneficiar com a grandeza de um grande leitor!❤



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *