A Rússia e a importância da leitura na infância

A Rússia e a importância da leitura na infância

12 Março, 2018 | Nenhum comentário

A identidade nacional da Rússia tem milhares de anos de crescimento, contradição, consolidação política, desintegração, repressão e uma grande variação nas formas de interdependência socioeconômica com outros países.

Mas independente de tantas questões, uma é unanimidade, a grandeza da literatura russa do século 19, onde em um curto período de tempo foram criadas algumas das maiores obras-primas da literatura mundial. Tolstoy, Dostoiévski, Pushkin entre outros nos presentearam com um retrato da sociedade dessa época com um brilhantismo ímpar que gerou marca na sociedade russa de hoje, a paixão dos russos pela leitura e o orgulho de sua literatura. E quão importante não é essa paixão na criação de cidadãos pensantes e críticos?

A importância da leitura na educação infantil

A leitura enriquece profundamente a criança, sendo uma grande parceira no seu desenvolvimento emocional e cognitivo, ela ajuda na formação de cidadãos mais conscientes, críticos e criativos. Praticamente uma unanimidade entre professores e pesquisadores, os benefícios de se criar o hábito da leitura desde cedo impactam no desenvolvimento da criança de tal forma que por toda a vida ela vai colher os frutos dessa semente.

O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora. Abaixo damos algumas dicas para incentivar seus pequenos leitores

Pequenos Leitores

1- Exemplo

Ainda que todos saibamos da importância da leitura, o Brasil é um país onde se lê muito pouco. É importante que sejamos exemplos, somos um espelho para as crianças, se elas nos veem lendo automaticamente vão se interessar por aquilo e a leitura passará a fazer parte da sua vida.

2- Crie um momento de leitura

Tenha o momento da leitura como um momento de interação entre você e seus filhos, leiam juntos, discutam sobre o livro, se divirtam na história. Isso fará do momento da leitura um momento prazeroso e uma forma de divisão em família.

3- Livros adequados para a idade

A faixa etária é muito importante na hora de selecionar os livros para os pequenos, a adaptação de conteúdo deve ser feita para cada criança, sua idade e nível de leitura.

4- Frequente livrarias e bibliotecas

Visite livrarias, bibliotecas, bienais e ambientes ligados a leitura, deixe que seu filho se perca entre os livros, provavelmente ele irá encontrar um tema pelo qual tem interesse e que quer saber um pouquinho mais!

5- Presenteie livros

Quando chega uma data especial a criança gosta de ganhar brinquedos. Mas que tal dar o livro como um presente extra? Fazendo isso ela passa a associar o livro com boas memórias, vendo que ganhar

6- Não deixe se tornar uma obrigação

A leitura tem que ser prazeroso para que a criança tenha interesse, tudo o que vira obrigação, perde o encanto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *