O que a Cultura da China pode acrescentar na vida do seu Filho

O que a Cultura da China pode acrescentar na vida do seu Filho

24 Janeiro, 2018 | Nenhum comentário

A China é um país de cultura milenar, divide em várias dinastias cheias de conquistas e conflitos. Dentre tantas mudanças existe um grande pensador que vem sustentando a sociedade chinesa desde 551 a.C, seu nome é Confúcio.

O Confucionismo

Nascido em um período de conflitos, Confucio pregava que a natureza e o universo estão sempre em harmonia, e que o homem é naturalmente bom, sendo assim todo o mal brota da falta de conhecimento, por isso representava a importância das tradições e da educação, que seriam as responsáveis por transmitir valores corretos.

“Sua filosofia priorizava a ética nas relações pessoais e políticas. Valorizava a família, principalmente o respeito aos pais. Criou um sistema de moral bem de acordo com a maneira de ser do povo chinês. Tal sistema valorizava a tradição, o culto aos mortos, o ensino da virtude e o altruísmo. E a melhor maneira de transmitir esse ensinamento era, segundo ele, o bom exemplo.

Uma de suas maiores bases é a piedade filial, o respeito e reverência aos pais e mais velhos. A base da educação começava na família, onde se ensinava a respeitar as regras da sociedade e os mais velhos, visando construir uma sociedade justa

 O Confucionismo e a Sociedade Moderna

 

Fizemos um apanhado de algumas frases desse grande filosofo da China que podemos levar não só para a educação das crianças de hoje, mas também para a vida adulta, buscando construir uma sociedade mais humana.


1- “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.”

 

Ensinar o seu filho a humildade é dar ferramentas para o aprendizado, quanto mais humilde a criança for, mais aberta ela estará para o conhecimento.

 

2- “O que não queiras que os outros façam a ti, não o faças aos outros.”

 

Mostrar para a criança desde cedo que não se deve fazer com o outro o que não gostaria que fizessem com ela, é um forma de criar cidadãos bons, honestos e com um bom caráter.


3- “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”

 

Mostrar que infelizmente há momentos na vida onde não se pode mudar os fatos, mas sim ajustar as circunstâncias para passar melhor pela tempestade.


4- “Onde quer que você vá, vá com todo o coração.”


Tudo feito com amor é mais bem feito, agradável e  fácil.


5- “Quando atacar alguém por vingança, prepare duas covas.”


Uma atitude negativa só atras reações negativas, o mal gera o mal, por outro lado, o bem gera o bem.


6-“A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai”


A criança deve compreender desde cedo que nem sempre se ganha, que a vida é feita de desafios e também derrotas, onde sua beleza está na forma com que somos fortalecidos por elas.


Vamos juntos batalhar para uma sociedade mais justa, tolerante e cheia de harmonia!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *