O que a Cultura Americana pode nos ensinar?

O que a Cultura Americana pode nos ensinar?

4 fevereiro, 2018 | Nenhum comentário

Com origem no séc. 17, onde os peregrinos ingleses como agradecimento pelas boas colheitas dividiram os alimentos com os índios. O Dia de Ação de Graças ou Thanksgiving Day (em inglês) se tornou um feriado especial para os americanos.

Nesta data as pessoas se reúnem com família e amigos para demonstrar sua gratidão pelas bençãos colocadas em suas vidas, é um dia de refletir e agradecer pelos bons acontecidos ao longo do ano.

Gratidão

Assim como os americanos que se reúnem em uma bonita mesa para pensar em todas as graças de suas vidas, deveríamos trabalhar mais a gratidão em nossas crianças.

A gratidão é um otimismo diante da vida, que gera uma sensação agradável, pois passamos a reconhecer nossos dons, habilidades, potencialidades, facilidades e conquistas, ou seja, passamos a ser gratos pelo que temos e somos. Estudos mostram que isso é bom para mente e para o corpo, uma vez o hábito de agradecer, desenvolve uma atitude mais positiva perante a vida. Por isso é muito importante incentivar a gratidão entre os jovens.

As crianças e adolescentes gratos tem maior probabilidade de serem felizes, pois ativam no cérebro a sensação de bem estar com o corpo e mente, fortalecendo a sensação de auto-estima. Reduz dessa forma o medo, a ansiedade, a insegurança e aumenta a tranquilidade, pois controlam de melhor maneira os pensamentos desagradáveis. 

Mas como ensinar nossas crianças a serem gratas? A gratidão é um exercício diário e não é fácil, mas abaixo deixamos algumas dicas para fazê-lo.

6 Dicas para ensinar seu filho a gratidão

 

1- Agradeça todos os dias

Peça a criança para numerar três coisas por dia pelas quais são gratas, coisas cotidianas mas que as fizeram feliz. Isso fará com que elas reflitam sobre as coisas boas em sua vida.

2- Conscientizar das coisas boas

Quando alguma coisa boa acontecer, mostre que está grato pelas coisas à seu redor, uma boa refeição, um dia feliz com a família, etc.

3- Realize trabalho voluntário

Ajudar ao outro é uma forma de conscientização de quão boa a própria vida é. Dê à eles ferramentas para refletir sobre seu dia a dia, pode ser visitando instituições de caridade, ou até mesmo separando objetos para crianças carentes. São tarefas muito boas para aprenderem a valorizar o que tem e serem gratos.

4- Seja um exemplo

Agradeça a criança quando ela fizer algo para você, adultos são modelos para os pequenos, são espelhos, por isso eles aprendem muito quando o veem fazer também.

5- Dê a eles obrigações

Cada vez que damos a eles obrigações, é uma oportunidade de agradece-los, dessa forma mostramos como é bom ter esse mesmo costume

6- Leia livros que reforcem a importância da gratidão

 O livro da gratidão de Todd Parr, Aprendendo a Pensar Sobre… Gratidão e As Fadas nos Falam de Gratidão são exemplos de livros que reforçam a importância da gratidão em nossas crianças




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *