Carnaval ao redor do mundo!

Carnaval ao redor do mundo!

8 fevereiro, 2018 | Nenhum comentário

É carnaval! Um período de agitação e transgressão que antecede a quarta-feira de cinzas, onde tradicionalmente se dá início a quaresma, período em que os fiéis entram em oração, penitência e abstenção até a páscoa.

De origem Cristã e de festivais pagãos, com o tempo o carnaval passou de uma celebração religiosa para um festival internacional de música, desfiles e dança.

As fantasias criativas e as paródias são características do carnaval em muitos países do mundo, que historicamente oferece à população uma oportunidade de subverter normas de classe, raça e gênero. Vamos então conhecer algumas das mais fantásticas maneiras nas quais esse feriado é celebrado ao redor do mundo?! 

Rio de Janeiro

 

carnaval carioca

Não podíamos começar sem falar do nosso país, conhecido no mundo inteiro como o país do futebol e do carnaval, temos não só o mais famoso, mas também o maior carnaval do mundo. Rio de Janeiro e Salvador disputam a liderança de quem leva mais pessoas para a rua, mas resta a certeza que nosso carnaval de escolas de samba, bloquinhos de ruas e trios elétricos, não é por acaso dito por muitos como o “maior espetáculo da Terra!”

Veneza

VenezaO carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo. Nele as pessoas vão para as ruas e canais da cidade vestidas com requintadas roupas de veludo e maravilhosas máscaras venezianas. Tradicionalmente as máscaras davam às pessoas a oportunidade de se misturarem e celebrarem juntas, independente de seu status social. Hoje é mais um símbolo de Veneza, que uni mistério e sensualidade.

Nova Orleans
nova orleans

Mais conhecido como Mardi Gras (terça-feira gorda), o carnaval de Nova Orleans conta com desfiles, música e muita comida. Durante o festival carros alegóricos gigantes passam pelas ruas e foleões fantasiados e animados jogam colares e doces para o público. Pegar um colar desse é sinal de boa sorte! 

Nice

nice carnaval

Foi o primeiro carnaval da França, em suas duas semanas de muita agitação atrai 1,2 milhões de visitantes. O desfile do carnaval é composto por 20 carros alegóricos que contam a história do “Rei do Mediterrâneo”. Esse é composto por dezenas de bonecos com cabeças gigantes dando colorido e brilho à Place Massena.

Barranquilla, Colômbia

barranquilla

Considerado o carnaval mais colorido do mundo, Barranquilla, na Colômbia, se volta para arte e cultura. Nos desfiles há espetáculos de dança, pirofagia e ritmos folclóricos como cúmbia, pito, gaita, fandango e merecumbé. Por conta da riqueza cultural do evento, a Unesco o declarou como Obra Prima do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *